---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO FÓRUM MUNICIPAL PELO FIM DA VIOLÊNCIA E DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL.

Publicado em 06/08/2019 às 16:02 - Atualizado em 06/08/2019 às 16:02

[15:43, 6/8/2019] Ro: RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO FÓRUM MUNICIPAL PELO FIM DA VIOLÊNCIA E DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL.

A Coordenação Municipal do Fórum pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto- Juvenil, juntamente com o CMDCA, Secretaria Municipal de Educação, Psicóloga, Conselho Tutelar e Escolas, realizaram no Município de Vitor Meireles - SC, apresentação de uma peça de teatro em todas as escolas da rede Municipal de Ensino. O trabalho de conscientização e mobilização junto a Comunidade e escolas teve como objetivo esclarecer crianças, professores sobre o grave problema que é a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.
Na oportunidade, foi apresentado com o grupo Teatral “Trupe da Alegria” onde o objetivo principal foi alertar crianças, adolescentes e professores, de que a violência sexual não ocorre somente na rua, mas também dentro do próprio lar e que infelizmente muito desses abusos são praticados por membros da própria família como (tios, avós, primos, irmãos, pais). Falou-se também, sobre as redes sociais e os perigos da exposição de crianças e adolescentes.
Dentre as atividades que desenvolvemos, temos uma agenda para cumprir ainda durante o ano de 2019, com reuniões com os Coordenadores Municipais na AMAVI para levantamento de dados e articulação com outros órgãos do Poder Público que trabalham com a Política relacionadas á infância. Articulação e apoio com o Conselho Tutelar onde o objetivo será trabalhar em todas as escolas, assuntos relacionados ao ECA (Estatuto da Criança de do Adolescente). Além disso, sempre nos meses de Setembro acontece o Seminário Regional sobre o Fim da Violência e da Exploração sexual Infanto-Juvenil. Este assunto também será levado para outros conselhos municipais, a fim de fortalecer esses canais de atendimentos e denúncias dos casos de abuso sexual. Pretendemos ainda, no mês de setembro, fazer uma panfletagem nas ruas e comércios, a fim de lembrar e conscientizar a população sobre a problemática do abuso sexual infanto juvenil, lembra Rosane Vieira, Coordenadora do Fórum pelo fim da violência.
A Violência contra criança e adolescente é a que mais marca profundamente o ser humano, ela é sempre progressiva, pois uma vez iniciada, é difícil pará-la. Ela ocorre principalmente por três motivos: abuso de poder do mais forte contra o mais fraco; a reprodução da violência, ou seja, pais que também foram maltratados na infância, e a situação de pobreza e miséria extrema em que se encontra a família. De todos os tipos de violência a que deixa mais marcas é a violência sexual.
Em Vitor Meireles, o Conselho Tutelar tem recebido denúncias de suspeitas, abuso ou exploração sexual com Crianças e adolescentes. Além de todo trabalho que temos feito, destacamos os canais de denúncias através do disque 100, Conselhos Tutelares, Polícia Militar e Civil e Ministério Público. Através do disque 100, as denúncias podem ser feitas de forma anônima que após receber a denúncia, a Secretaria de Direitos Humanos encaminha para os Municípios e para o Ministério Público tomar as providências cabíveis.
Finalmente, podemos concluir que a campanha foi de grande importância, já que conseguimos mobilizar vários segmentos da sociedade. Nestes casos, tornou-se indispensável a participação da Comunidade escolar que teve participação ativa nessa mobilização pelo fim da Violência sexual contra crianças e adolescentes.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar